Por que Kanye West é o artista mais influente de sua geração
28/03/2019 18:57 em Música

Cara, eu sou o 1° do rock que vive e respira. Eu sou Axl Rose, eu sou Jim Morrison, eu sou Hendrix. […] Até pensar que eles poderiam me dizer onde eu poderia e não poderia ir é simplesmente ridículo. É uma blasfêmia – ao rock & roll e à música ”.

Como essa citação de Kanye em 2013 pode atestar, suas visões sobre seu legado dentro da história da música popular permanecem tão grandiosas como sempre. Kanye se coloca no mesmo patamar de Axl Rose, Jim Morrison e Jimi Hendrix; ícones que moldaram permanentemente o som e a direção de seus respectivos gêneros. Embora isso possa ser uma noção radical para alguns, Kanye West é um criador cujo nome merece ser mencionado entre esses artistas, como um inovador, formador de opinião e sem dúvida o artista mais influente de sua geração. Sua marca na música hip-hop pode ser rastreada através de seus álbuns e refletida no trabalho de algumas das maiores estrelas de hoje, incluindo Drake, The Weeknd, J. Cole e mais.

Kanye Produziu “Takeover” e Ajudou a Repopularizar os samples no Rap

 

Kanye recebeu seu primeiro grande sucesso em 2001, produzindo músicas para o álbum mais aclamado pela crítica de Jay-Z, The Blueprint . Na gravação, ele entregou uma coleção de samples que proporcionaram ao álbum uma clara influência do soul, usando músicas do The Jackson 5, do grupo R & B Bobby Blue Band e do soul artist David Ruffin.

O hip-hop no início dos anos 2000 girava em torno do chamado “som de Timbaland” , um estilo que favorecia batidas com bateria e teclados digitais espalhados. Mas ao incorporar samples no The Blueprint , a produção do álbum provocou uma mudança de volta para sons mais dependentes de samples dentro da indústria do hip-hop.

 

Como afirma o escritor Del F. Cowie , “o projeto fez com que o reinado do estilo de produção movido a teclado digitalmente frio fosse desalojado como o som predominante”. O Blueprint ajudou a provocar um renascimento no uso de samples como base produção, e Ye foi um grande motivo.

Enquanto Kanye não pode ser creditado como a única causa do som centrado no sample (o produtor Just Blaze também desempenhou um papel enorme), ele produziu 4 faixas no projeto de 13 faixas, incluindo a clássica faixa diss“Takeover” contra Nas. “Takeover” foi classificada como a 51ª melhor música dos anos 2000 e é amplamente reconhecida como uma das mais importantes canções de rap de todos os tempos . Mesmo antes de lançar um álbum de estréia, Kanye estava influenciando a indústria e, silenciosamente, se tornando parte da história do hip-hop.

 

Kanye mudou os padrões para um artista de hip-hop

hip-hop no início dos anos 2000 tendeu a seguir um conjunto definido de regras. O início dos anos 00 no rap é muitas vezes referido como o “Bling Era”; uma época em que a música do gênero tinha que ter o som de Timbaland, as letras glorificavam estilos de vida caros e quase todos os artistas tinham que defender uma personalidade difícil e gangster para serem levados a sério. O maior artista de rap da época, 50 Cent, seguiu essa fórmula quase perfeitamente.

Nesta época, parecia que não havia lugar para observação sobre temas como religião, família, preconceito e materialismo; isso é até Kanye entrar no vazio. O álbum de estréia de Kanye, The College Dropout , teve seu maior impacto em mudar as regras do que um artista de hip-hop pode ter.

Ao se referir ao conteúdo lírico do álbum e ao seu personagem, Kanye disse certa vez: “Minha persona é que eu sou a pessoa normal. Basta pensar sobre o que você passou na semana passada, e eu tenho uma música sobre isso no meu álbum.” Essa posição de se indicar em relação direta com o ouvinte, em oposição à divisão drástica da era bling. os rappers representaram uma mudança substancial em quão relacionável um rapper de sucesso poderia ser.

O assunto do College Dropout não era convencional para o seu tempo

Kanye West - All Falls Down ft. Syleena Johnson

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!