Alan Rocha lança clipe com equipe e elenco negros
20/08/2020 19:43 em Música

Comida baiana, religiosidade e capoeira são alguns dos temas do clipe do artista Alan Rocha, gravado em Salvador, e que será lançado nesta semana

Alan Rocha gravou o clipe em Salvador, antes da pandemia – Foto: Cris Vicente Fotografia

Por Victória Henrique

A canção Alumiou, do cantor, compositor e ator Alan Rocha, faz um paralelo  entre a exaltação do povo negro e de sua cultura, e traz como um dos seus principais versos “Respeitem seus fundamentos que o negro de Angola Alumia”. A música que foi lançada no álbum de 2019 de mesmo nome, terá clipe lançado nesta quinta-feira (20). 

Filmado em Salvador, berço da cultura afro-brasileira, o projeto contou com uma equipe 100% negra. A música que evidencia o batuque, samba de roda e a relação com os mais velhos, faz jus ao seu título “Alumiou”, que significa iluminar. Para Alan, o povo negro “alumia” com toda a sua vasta contribuição para a cultura do Brasil. “Foi um dia de trabalho feliz. Estar com uma equipe e um elenco 100% preto, uma música que traz como tema a negritude e ter Salvador como cenário era a combinação mais que perfeita”, afirmou o cantor.

Amor afrocentrado

A valorização do amor entre pessoas negras também é tema do clipe. Pelos principais pontos turísticos de Salvador, Alan contracena com a atriz Betânia Novais, afirmando assim a importância de debater, junto ao seu público, a construção de afeto entre pessoas negras. “O clipe Alumiou está com alegria, com afeto, com cores e com pretos e pretas se amando”, comemorou.

Em diálogo com a lenda de Sankofa, provérbio tradicional do povo Akan da África Ocidental, que diz sobre retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, com sons de berimbau, viola e batuques, “Alumiou” fala de questões transversais à população negra a partir do resgate do passado. 

Alan Rocha é cria do subúrbio do Rio de Janeiro, atuando recentemente no musical A Cor Púrpura, sendo premiado como melhor ator coadjuvante. O clipe será lançado no canal do YouTube: http://www.youtube.com/c/AlanRocha8 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!