Reabertura do comércio em Teresina pode ser 'congelada'; casos recentes de coronavírus voltaram a aumentar
13/08/2020 15:26 em Local

Prefeito avaliou que aumento de cerca de 10% ainda está dentro da margem de erro da pesquisa, mas próximas fases da reabertura do comércio serão avaliadas na capital.

Por Maria Romero, G1 PI — Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), informou nesta quarta-feira (12) que a nova fase da reabertura do comércio da capital, que iniciaria na próxima segunda-feira (17), com abertura de bares e restaurantes, será reavaliada. Isso porque o número total de infectados recentes com o novo coronavírus voltou a subir na capital, segundo a 17ª etapa da Pesquisa Sorológica realizada em Teresina.

 

Gráfico mostra que número de infectados recentes com o coronavírus volta a subir em Teresina — Foto: Divulgação/FMS Teresina

Gráfico mostra que número de infectados recentes com o coronavírus volta a subir em Teresina — Foto: Divulgação/FMS Teresina

A partir do dia 17 de agosto, estariam aptos a voltar a funcionar os bares e restaurantes. Em seguida, os serviços de hotelaria e hospedagem, assim como serviços turísticos. A pesquisa estimou, contudo, que a cidade tinha no último fim de semana (7 a 9 de agosto) um total de mais de 11 mil pessoas com indicativo de infecção recente, um aumento de quase 10% em relação à semana anterior. Esse foi o primeiro aumento após três semanas de queda.

 

Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí

O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas

Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado

Por conta disso, uma reunião decidirá sobre os próximos passos na capital, incluindo a forma de funcionamento do comércio durante o fim de semana. Durante todo o mês de julho e nos dois primeiros finais de semana de agosto, houve "lockdown" - medidas restritivas de funcionamento - do comércio na cidade. A tendência é que a medida permaneça nos próximos finais se semana também, segundo o prefeito.

 

Esse aumento pode ser indicativo de que a reabertura das últimas duas semanas teve impacto na doença. O COE [Comitê de Operações Emergenciais] amanhã vai se reunir para debater esse processo de reabertura e confirmar ou não as próximas fases, se daremos continuidade ou seremos obrigados a congelar. Mas isso tem que ser visto com outros indicadores, contando com dados da rede hospitalar, por exemplo", disse o prefeito.

Quanto a esses dados, a pesquisa mostrou nova queda - agora de de 4% - no total de atendimentos por síndromes gripais na capital, na última semana. Quanto ao total de atendimentos de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, também houve queda, de 5%. A ocupação de leitos de UTI Covid-19 também está em queda, com taxa de ocupação de 63% na capital (incluindo unidades de saúde públicas e privadas). Também houve redução a ocupação de leitos de enfermaria, com 53% ocupados.

 

O número total de infectados, incluindo aqueles que, teoricamente, já desenvolveram a imunidade contra o vírus, caiu 5%, totalizando quase 173 mil pessoas. Aqueles que estavam com anticorpos e não estavam mais transmitindo o vírus são mais de 90 mil em Teresina.

 

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

 

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

 

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

 

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

 

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

 

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Por Maria Romero, G1 PI — Teresina

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!