Lenda do rock, Little Richard morre aos 87 anos
09/05/2020 21:43 em Música
Little Richard, em foto de junho de 2005 — Foto: Stephane de Sakutin/ AFP/Arquivo

Um dos maiores astros do rock internacional morreu, neste sábado (09), de câncer ósseo. A morte de Little Richard foi confirmada pelo filho do artista, Danny Penniman, à revista “Rolling Stone”.

Little Richard foi um dos pioneiros do rock n’ roll e interpretou diversos hits de sucesso ao longo de sua carreira, começando por “Tutti Frutti”, em 1956, e passando por “Long Tall Sally”, “Rip It Up” , “Lucille” e “Good Golly Miss Molly”.

Em entrevista recenet ao jornal El País, Little Richard disse que considerava que o nascimento do rock aconteceu com o lançamento damúsica “Tutti Frutti”, obra com a sua assinatura que estourou nas paradas de sucesso num Estados Unidos racista e puritano da década de 1950: “Acredito que esse será o meu legado, pois, quando eu comecei no show business, não havia nada parecido com o rock n’ roll”, disse.

 

O apelido de Little Richard surgiu aos 15 anos de idade. Na época, muitos nomes do R&B e Blues usavam o “Little”, como Little Esther e Little Milton. Ele também estava cansado de ouvir as pessoas pronunciarem seu nome real, Richard Wayne Penniman, de forma errada.

Foi no Tick Tock Club, em Macon, na Geórgia, estado onde nasceu, que sua carreira como músico começou a decolar após vencer um concurso de talentos.

Em 1951 Little Richard assinou seu primeiro contrato com a gravadora RCA em 1951, mas o sucesso veio em 1955, quando ele assinou com a Specialty Records e lançou alguns de seus maiores hits. Ele também ficou conhecido pelo estilo autêntico, com maquiagem nos olhos e roupas coloridas.

Na década de 1950 Little Richard, ao lado de Jerry Lee Lewis e outros músicos, o artista empolgou uma legião de jovens e abriu caminho para artistas como Elvis Presley, os Beatles, Bob Dylan, os Rolling Stones, James Brown, entre outros.

COMENTÁRIOS