Mulheres negras aparecem em apenas 4% das campanhas publicitárias, afirma pesquisa
25/02/2020 11:37 em Notícias

 

Pessoas brancas representam 78% das publicidades, sendo que 55,8% dos brasileiros são considerados negros, como aponta pesquisa do IBGE

De acordo com pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos de Ação Afirmativa (Gemaa) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os pretos e pardos, negros, representam 16% das figuras humanas em publicidade. Já as mulheres negras aparecem em apenas 4% das propagandas.

O grupo analisou a diversidade de anúncios publicados na revista de maior circulação nacional no período, a Veja, durante 30 anos, entre 1987 e 2017. Para a pesquisa foram usadas 370 edições da revista e analisados um total de 13 mil figuras humanas.

Em 1987 os brancos representaram 84% das publicidades, já os negros eram 9%. Em 2017, os brancos eram 78% e negros 16%. Os dados demonstram que, no total de 30 anos, mulheres negras estão no grupo que menos apareceu nas propagandas. A pesquisa leva em consideração fotos e representações gráficas.

Quando os dados de etnia e gênero são cruzados a desigualdade é ainda mais evidente. Em 30 anos, 46% das campanhas tinham homens brancos, 37% mulheres brancas, 8% de homens negros, 4% de mulheres negras e 6% outros.

Os brancos são maioria em todos os tipos de anúncios e empresas, mas estão menos presentes em anúncios governamentais. As mulheres brancas são maioria no anúncio de jóias e homens brancos em anúncios de automóveis, 82% e 56% respectivamente. Mulheres brancas também ocupam 64% das propagandas de cosméticos e as negras apenas 5%. Para acessórios e automóveis a imagem de mulheres negras não foram identificadas ou tiveram aparição com quantidade inexpressiva, pois a porcentagem sequer foi registrada.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2018, 55,8% dos brasileiros são considerados negros, somando os números de pretos e pardos. O estudo está disponível no site do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!