Pernambuco recebe Slam das Minas do Nordeste
14/11/2019 22:13 em Notícias

Entre os dias 14 e 16 de novembro será realizado no Recife, em Pernambuco, o Festival Resistência Poética – Slam das Minas do Nordeste. O projeto foi idealizado pelo estado sede e aprovado no Fundo Brasil de Direitos Humanos,

O evento contará com palestras, batalhas de Slam, oficinas e voluntariado, além de shows com grandes nomes do movimento Hip Hop local. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada nas redes sociais do Slam das Minas PE (@slamdasminaspe).

Com o propósito de construir identidades sociopolíticas a partir do pensamento crítico de gênero e raça, valorizar a artisticidade feminina e negra e desenvolver narrativas para formação e aprimoramento criativo desse público, a proposta atua em dois eixos temáticos já trabalhados dentro do movimento Slam das Minas em todo o país: Direitos das Mulheres e Enfrentamento ao Racismo.

Sobre o Islam das Minas

Para  Patricia Naia, coordenadora geral do projeto Resistência Poética – Slam das Minas do Nordeste e do Slam das Minas Pernambuco, o evento representa uma ação prática para construção de um cenário igualitário. “Um projeto como este não dá conta de fechar as feridas deixadas pelos 500 anos da escravidão que moldou a sociedade brasileira. E o que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que a continuidade de um movimento que sempre existiu, mesmo no período escravocrata, que é o aquilombamento, preservação das nossas identidades e reverência a nossa ancestralidade”, afirma. “O intuito é mudar diagnósticos e projetar um futuro igualitário em oportunidades para nós mulheres negras por meio da arte”, completa. 

O Slam das Minas é um movimento nacional que existe há dez anos e surgiu para reivindicar a contribuição das mulheres negras e periféricas na produção literária, como forma de democratizar a cultura. 

Nos últimos cinco anos, o movimento se popularizou e muitos estados abraçaram a iniciativa na perspectiva de fazer com que as mulheres negras, que são sempre retiradas dos cânones literários e negadas enquanto sujeitos artísticos, se identifiquem com novas formas e olhares para a estética poética e acreditem nas possibilidades de fazer da literatura um lugar para autonomia econômica e política.

Em Pernambuco, o Slam das Minas nasceu em agosto de 2017 seguindo o ritmo do movimento nacional. Mensalmente são realizadas batalhas de Slam em espaços públicos da cidade, uma porta de entrada que encaminha poetas para competições internacionais. Como aconteceu com a historiadora e poeta Bell Puã, ganhadora do Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, de 2017, que a levou a Paris para competir com as melhores slammers do mundo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!