Sucesso do Dollify faz outros apps de caricatura ficarem populares
02/07/2019 00:38 em Tecnologia

Por Maria Dias, para o TechTudo

 

Dollify é a mais nova febre na categoria de aplicativos para usuários de Android e iPhone (iOS). O app, que é gratuito e possibilita a criação de caricaturaschegou ao primeiro lugar na lista de softwares mais baixados da App Store na última quarta-feira (26), ultrapassando plataformas como WhatsApp e Instagram. Na Google Play Store, estima-se que foram feitos mais de 5 milhões de downloads do programa.

O sucesso do Dollify abriu as portas para que outros serviços semelhantes alcançassem a popularidade. É o caso do iDolly - Avatar Creator, que tornou-se o segundo aplicativo mais baixado na loja da Apple nesta sexta-feira (28). O terceiro lugar da lista da App Store passou a ser o Character Maker - Doll Avatar — plataforma que também possibilita a criação de figuras digitais que refletem a imagem do usuário. A seguir, confira uma lista preparada pelo TechTudo com indicações de apps que, assim como o Dollify, permitem a criação do seu próprio avatar.

 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--

 

 
 
 
 

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

 

1. Dollify

 

Dollify é um aplicativo que fornece ao usuário a possibilidade de criar sua própria caricatura. A plataforma oferece uma personalização avançada do avatar — é possível adicionar até sardinhas no desenho.

O usuário pode escolher a cor da pele, dos olhos e até formato de cílios, sobrancelhas e boca do boneco. A customização não para por aí: existem diversas opções de cortes e cores de cabelos para aplicar ao desenho, assim como óculos, colares e outros acessórios.

Em um primeiro momento, apenas personalizações femininas podiam ser feitas no app. Desde a semana passada, figuras masculinas também foram disponibilizadas no serviço — o que pode ter contribuído para a sua repentina popularidade. Para usar os personagens masculinos é preciso baixar o pacote dentro da própria plataforma. O serviço é gratuito, mas também é possível tornar-se um usuário premium para desbloquear itens de personalização.

O Dollify também permite que o usuário compartilhe, de forma fácil, o resultado final de sua caricatura nas redes sociais como WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram. Confira um tutorial de como montar o seu próprio boneco e mostrá-lo para os amigos.

 
O aplicativo Dollify permite ao usuário a criação de uma caricatura própria para ser compartilhada nas redes sociais — Foto: (Reprodução/Maria Dias)O aplicativo Dollify permite ao usuário a criação de uma caricatura própria para ser compartilhada nas redes sociais — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

O aplicativo Dollify permite ao usuário a criação de uma caricatura própria para ser compartilhada nas redes sociais — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

 

2. iDolly - Avatar Creator

 

iDolly - Avatar Creator é o aplicativo mais semelhante ao Dollify nesta lista. Disponível apenas para iPhone (iOS), sua premissa também é simples: escolha o gênero do seu avatar, personalize-o e compartilhe o resultado com os amigos.

O desenho pode ser customizado desde os itens básicos, como elementos faciais, até os mais complexos, como roupas e acessórios. Não são muitas as opções desbloqueadas para a versão gratuita do app — enquanto o Dollify oferece diversos cortes e cores de cabelo sem cobrar nada, o iDolly conta com apenas 14 opções fora da categoria premium.

As opções de personalização para cores dos olhos, tipos de sobrancelhas, formato de nariz e boca e acessórios, por exemplo, também são escassas. O aplicativo acaba compensando no gráfico dos avatares, que é um pouco mais elaborado do que as outras opções, assim como na interface intuitiva e visualmente agradável.

Não há limites para a criação de imagens por meio do iDolly. O aplicativo também promete atualizações regulares para apresentar novas coleções, com itens inéditos para personalizar o seu boneco. Ao finalizar a sua criação, o app também possibilita compartilhar a imagem com amigos por meio das redes sociais.

 
iDolly oferece um serviço de criação de avatar semelhante ao Dolify; app está disponível apenas para iOS — Foto: (Reprodução/Maria Dias)iDolly oferece um serviço de criação de avatar semelhante ao Dolify; app está disponível apenas para iOS — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

iDolly oferece um serviço de criação de avatar semelhante ao Dolify; app está disponível apenas para iOS — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

 

3. Character Maker - Doll Avatar

 

Character Maker - Doll Avatar é gratuito e também só está disponível para o sistema iPhone (iOS). Os desenhos que podem ser criados a partir da plataforma seguem uma estética kawaii, que os aproxima mais de desenhos caricatos e os deixa um pouco mais distantes da imagem real do usuário.

A interface da plataforma é simples e dinâmica. Ao acessar o aplicativo, o usuário deve escolher o avatar feminino ou masculino para personalizar. É possível customizar o tom de pele, o formato dos olhos, o tipo e cor do cabelo e outras características físicas de elementos faciais. Para alterar a cor de algum item do seu avatar, você precisa selecioná-lo e escolher a cor desejada nos painéis indicados.

Diferentemente dos outros apps desta lista, o Character Maker Doll não possui tantas opções de customização — para acessar todas elas, é preciso ser um usuário premium. Apesar disso, é possível criar expressões faciais que não existem nos outros aplicativos — você pode escolher elementos que mostram o avatar com a língua de fora, mascando chiclete, gritando ou expressando outros sentimentos.

Para incrementar o avatar, é possível adicionar acessórios como óculos, cachecóis, luvas, asas e até plano de fundo. Ao finalizar, você pode fazer download da imagem, salvar na galeria do aplicativo ou compartilhá-la com amigos pelas redes sociais por meio do app.

 
Com o Character Maker é possível criar a sua própria versão kawaii em forma de avatar — Foto: (Reprodução/Maria Dias)Com o Character Maker é possível criar a sua própria versão kawaii em forma de avatar — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

Com o Character Maker é possível criar a sua própria versão kawaii em forma de avatar — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

 

4. Zepeto

 

Zepeto é mais do que um aplicativo de caricatura: ele também funciona como uma rede social. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app possibilita criar um avatar personalizado e colocá-lo para interagir com os bonecos de outros usuários da plataforma. Em novembro de 2018, o Zepeto se tornou o aplicativo mais baixado na App Store dos Estados Unidos.

O processo de criação do avatar do Zepeto é um pouco diferente dos programas citados anteriormente. Em primeiro lugar, é preciso que o usuário tire uma selfie, que será usada pelo sistema do aplicativo para a criação automática de seu personagem. Ele poderá ser personalizado posteriormente com diferentes tipos de tom de pele, cabelo, barbas e acessórios.

O diferencial do Zepeto fica por conta da possibilidade de adicionar movimentos físicos e frases na figura digital. Esse recurso serve para criar uma apresentação no seu perfil da rede social e funciona como uma primeira interação com outros usuários. Ainda é possível convidá-los para realizar ações e movimentos sugeridos junto ao seu avatar. A brincadeira fica registrada em imagens que podem ser usadas de plano de fundo ou compartilhadas em outras redes sociais.

A interface do aplicativo é interativa e fácil de ser manuseada. O aplicativo é gratuito, porém alguns recursos podem ser comprados na loja virtual do app — como peças de roupa, acessórios e o desbloqueio de novos movimentos físicos.

 

 
O app Zepeto funciona como uma rede social: você cria o seu avatar para interagir com o personagem de outros usuários — Foto: (Reprodução/Maria Dias)O app Zepeto funciona como uma rede social: você cria o seu avatar para interagir com o personagem de outros usuários — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

O app Zepeto funciona como uma rede social: você cria o seu avatar para interagir com o personagem de outros usuários — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!