1ª minifranquia do babaçu é inaugurada em Teresina
27/04/2019 15:10 em Local

primeira Minifranquia Social da Cadeia Produtiva do Coco Babaçu foi inaugurada ontem (26) no Piauí, com o objetivo de preservar a palmeira e possibilitar que as pessoas sobrevivam da extração do babaçu. O Projeto Babcoall foi idealizado em 2016 pelo professor Tiago Patrício, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e será desenvolvido na Unidade Feminina da Fazenda da Paz - Maria Madalena, em Teresina. 

A iniciativa é financiada por emenda parlamentar da vice-governadora Regina Sousa, da época em que ela estava no Senado. Regina já foi quebradeira de coco. 

No início, a intenção era manter a palmeira em pé, que é um captador de carbono, portanto se não tivesse palmeiras nas estradas o índice de poluição seria maior. Junto a isso descobri que a UFPI estava fazendo a pesquisa e dei o meu total apoio, contanto que gerasse resultados concretos. O desafio foi mostrar todas as possibilidades do babaçu. Fui quebradeira de coco e sei que quem vive apenas de quebrar o coco e vender não ganha quase nada ao final de um dia inteiro de trabalho. Com os equipamentos tudo pode ser aproveitado do babaçu e, com isso, poderemos ver famílias gerando renda e produzindo em alta escala”, destaca a vice-governadora.

Foto: Francisco Leal / CCOM

Como vai funcionar

Na primeira franquia, serão produzidos óleo extravirgem, leite de coco em pó, farinha de mesocarpo, carvão ativado de babaçu e fibra de coco, azeite prensado a frio e o café do babaçu. 

“As minifranquias são ferramentas adaptadas para fazer o aproveitamento integral do coco. São sete produtos que serão produzidos e, a partir da família rural e da quebradeira de coco, trabalharemos o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva”, pontuou o professor Tiago Patrício.

Inicialmente, 12 mulheres participarão do projeto de Minifranquia da Cadeia Produtiva do Babaçu. 

 

Foto: Francisco Leal / CCOM

Fazenda da Paz

A Unidade Feminina da Fazenda da Paz foi escolhida para a implantação do projeto piloto por ser uma unidade controlada, com o público-alvo feminino, ou seja, tem as características necessárias para o Babcoall, pois o trabalho da extração do babaçu é feito na maioria por mulheres. 

“Um projeto como esse é muito importante no programa terapêutico. É uma forma de aprendizagem para que possamos aplicar após o tratamento para gerar renda e traçar um novo caminho, aproveitando as oportunidades”, disse Maura Constância, uma das mulheres assistidas pela Unidade Maria Madalena, que participará do projeto.

 

Com informações do Governo do Estado.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!