Mulheres em situação de violência poderão contar com tratamento odontológico em Teresina-PI
18/11/2018 12:28 em Notícias

 

O atendimento será realizado por dentistas voluntários do projeto Apolônias do Bem

 

O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) recebeu, na manhã de hoje (16), a visita de dentistas do projeto Apolônias do Bem, para firmar parceria que garante atendimento odontológico às mulheres usuárias do CREG que tiveram seus dentes deformados em virtude de agressões.

 

Apolônias do Bem é um projeto nacional que visa recuperar a autoestima da mulher em situação de violência por meio de tratamento odontológico. Desde 2012, mil mulheres cisgênero e transgênero do país inteiro passaram pela cadeira dos dentistas voluntários. O nome do projeto se dá em virtude de Apolônia, padroeira dos dentistas, que teve seus dentes quebrados e arrancados após ser presa em Alexandria, em 249.

 

Adelino Cavalcante, um dos idealizadores do projeto Apolônias do Bem em Teresina, conta que a intenção é recuperar a mulher em sua integralidade, devolvendo a ela o sorriso. “As nossas apolônias são mulheres que sofreram violência doméstica e percebemos que os centros que dão suporte a elas têm psicólogo, assistente social, etc, mas nunca tem dentista. Essas mulheres são mutiladas não só na sua face, mas na sua dignidade, na sua capacidade sorrir, de gostar de si mesma”, afirma.

 

A psicóloga do CREG, Tanandra Borges, relata que a autoestima é a mais afetada em casos de violência psicológica, por isso o projeto é tão importante. “A violência psicológica vem sempre acompanhada de humilhação, autoestima baixa. A autoestima é a avaliação que eu faço de mim mesma. Quando ela se autoavalia, é sempre de uma forma crítica e negativa. A parceria com os dentistas vai ser importante para o rompimento do ciclo de violência”, declara.

 

O Centro de Referência Esperança Garcia oferece tratamento psicológico, social e assistência jurídica a mulheres em situação de violência em Teresina. É um serviço da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a Ação Social Arquidiocesana e funciona de 08 às 14 horas, na Rua Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte. Mais informações: (86) 3233-3798/ 99416-9451.

 

Créditos: Ascom

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!