FWF e SEMDUH ofertam cursos aos beneficiários do “Minha Casa, Minha Vida”
06/06/2018 13:05 em Novidades

Créditos: Renato Bezerra

A geração de trabalho e renda para a população teresinense está no foco das políticas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina, especialmente através de ações que capacitem o cidadão para desempenho de atividades demandadas pelo mercado. Desta forma, a Fundação Wall Ferraz firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) para realizar a capacitação e qualificação profissional dos moradores do Portal da Alegria VI A e Portal da Alegria VI B, na zona Sul de Teresina, beneficiados pelo Programa Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Na parceria, a FWF é responsável pela execução do Projeto denominado Capacitação Profissional para a Produtividade e Renda, através da oferta de qualificação para trabalho que inclui realização de cursos com carga horária e recursos didáticos compatíveis com cada ocupação proposta e a devida certificação, e a SEMDUH é responsável pela supervisão e acompanhamento da execução técnica do projeto.

 

Para o prefeito Firmino Filho, a oferta dos cursos através da FWF e SEMDUH representa o fortalecimento da política de qualificação profissional realizada pelo município. "Estamos sempre buscando alternativas, mesmo nesses momentos de crise, com atração de recursos externos, para garantir as melhorias que os munícipes necessitam. Nesse contexto, a oferta de cursos profissionalizantes é uma ferramenta para que essas famílias possam conseguir qualificação para o mercado de trabalho e para a geração de emprego e renda", disse o prefeito.

 

Segundo a Presidente da FWF, Samara Pereira, os cursos contribuirão para a conquista da autonomia produtiva dos beneficiários do programa: “Essa parceria vai possibilitar a oferta de cursos em diversas áreas para os beneficiários do ‘Minha Casa, Minha Vida’ que contribuem para a geração de emprego e renda, seja de maneira autônoma ou para quem busca oportunidade no mercado de trabalho formal. E trazem uma perspectiva efetiva da conquista de uma fonte de renda, favorecendo a sua integração no novo espaço que passa a habitar.

 

Os cursos ofertados através da parceria foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por empresa especializada. O primeiro projeto, já aprovado pela equipe técnica da Caixa, envolve um aporte de recursos no valor de R$ 319.687,09, e encontra-se na fase de planejamento da execução com definição de locais e horários em que devem ocorrer os cursos, para posterior inscrição dos beneficiários. O segundo projeto, de mesmo valor, deve ser submetido à equipe da Caixa ainda no mês de junho, e ter sua execução iniciada no segundo semestre de 2018.

 

Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trabalhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho e também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.

 

Ainda no ano de 2018 a FWF e SEMDUH devem firmar parceria para execução de novos projetos de capacitação para geração de trabalho e renda no âmbito do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, beneficiando centenas de teresinenses residentes destes conjuntos.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!