Vacina individualizada contra alergias
24/04/2018 11:33 em Saúde

Uma boa forma de curar a alergia é realizar um tratamento chamado imunoterapia, que consiste em tomar algumas 'vacinas' específicas durante um certo período de tempo para que o organismo deixe de reagir de forma exagerada aos alérgenos.

A alergia é uma reação exagerada do corpo quando este é exposto a uma substância que ele entende que é um agente nocivo, embora não seja para a maioria das pessoa. É por isso que algumas pessoas tem alergia ao pelo de animais ou ácaros, por exemplo, enquanto outras não. Basicamente o que acontece é que ao ser exposto ao pelo do gato ou do cachorro, o corpo da pessoa alérgica reage de forma exagerada e tenta lutar contra este 'agente agressor'. 

 

As pessoas que tem mais chances de sofrer com alergias são aquelas que possuem doenças respiratórias como asma, rinite ou sinusite. Para estas basta permanecer num local onde tenha pelos de cães ou gatos para que os sintomas de alergia como espirros, tosse seca, congestão nasal e vermelhidão nos olhos surjam.

Como é a vacina contra alergia

A vacina contra alergia deve ser produzida para cada pessoa, de forma individual. Ela pode ser aplicada em forma de injeção ou em forma de gotas debaixo da língua e contém quantidades crescentes so alérgeno. Com seu uso é esperado que o corpo da pessoa deixe de reagir de forma exagerada, sendo eficaz na maioria dos casos.

Para iniciar o tratamento o médico pode solicitar exames como teste de reação alérgica cutânea, o exame de sangue chamado REST ou Immunocap para saber exatamente quais são os alérgenos para essa pessoa. Saiba como esse teste é realizado.

A seguir o médico solicita uma vacina que será produzida especificamente para aquela pessoa e que deve ser usada de duas formas:

·         Primeira fase: A pessoa toma a vacina 1 ou 2 vezes por semana durante 3 a 6 meses;

·         Segunda fase: A pessoa toma 1 vacina a cada 1 ou 2 meses durante 3 a 5 anos.

O tempo de tratamento pode variar de uma pessoa para outra, porque o tratamento é individualizado. Estas vacinas geralmente são bem toleradas e geralmente não produzem grandes efeitos colaterais, mas quando é tomada em forma de injeção pode haver erupção e vermelhidão da pele e colocar uma pedrinha de gelo no local pode aliviar estes sinais.

 

Quem pode tomar estas vacinas

A imunoterapia é indicada para pessoas que sofrem com reações alérgicas exageradas que podem ser controladas. As pessoas mais indicadas para realizar este tipo de tratamento são as que possuem alergia respiratória como asma, rinite ou sinusite, por exemplo.

Preço

A vacina deve ser produzida em laboratório especializado porque é para uso individual e tem um preço aproximado de 1500 reais.

 Fonte: Tua Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!