Conheça os principais pontos turísticos de Teresina
20/03/2018 11:32 em Novidades

Conheça os Pontos Turísticos de Teresina

 

Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada

 

O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada traz o que há de mais moderno no mundo da engenharia e arquitetura para a cidade de Teresina. Sua construção seguiu padrões internacionais de qualidade para oferecer à capital piauiense uma obra que unisse a utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente.

Avenida Raul Lopes
(86) 3232-0245

Horário de Funcionamento
Terça à Domingo
11h às 18h.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

 

É um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina. Localizado na zona norte da cidade, é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia. No Parque Ambiental Encontro dos Rios é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma excelente opção de lazer.

Avenida Boa Esperança, S/N – Poty Velho
(86) 3217-5043

Horário de Funcionamento
Diariamente
8h às 18h.


Parque Potycabana


Um lugar perfeito para pedalar, correr, relaxar, praticar mais esportes e a arte de viver cada vez melhor. São oito quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, praça de alimentação, dois palcos, banheiros e vestuários, tudo em meio a muito verde e com acessibilidade para as pessoas com deficiência. Com isso, a cidade ganha em humanização, mais espaços para a convivência, atividades ao ar livre e o lazer.

Avenida Raul Lopes, s/n, Noivos
(86) 98868-5486

Horário de Funcionamento
Diariamente
5h às 22h.

 

Parque Ambiental de Teresina

 

Conhecido também como Jardim Botânico de Teresina, o Parque do Buenos Aires, ou Antigo Horto Florestal, está instalado numa área de 38 hectares e localizado na Avenida Freitas Neto, 6.415, zona norte da cidade, no bairro Mocambinho. Compreende a maior área de preservação permanente da cidade. Ali são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando, para isso, com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Destacam-se, também, trilhas educativas para os visitantes e um auditório para cursos, seminários e treinamentos, com capacidade para 50 pessoas.

Inserido nas dependências do Parque Ambiental de Teresina, o Museu de História Natural concentra objetos relativos a ciências e peças de valor histórico. Constituído de área de exposição,
nele estão inseridos testemunhos materiais do homem com a natureza, e tem por finalidade a pesquisa, a preservação e o estudo, não tem fins lucrativos, fica aberto ao público e está a serviço da comunidade. Localizado dentro do espaço físico do museu, encontra-se o Auditório Caneleiro, nome dado através do decreto n.°2.407 de 13 de Agosto de 1993, o qual declara o Caneleiro como árvore símbolo de Teresina.

Avenida Freitas Neto, 6.415, Mocambinho
(86) 3215-7459

 

Parque da Cidadania

 

Inaugurado dia 24 de Junho de 2016, este parque possui uma área de 8,3 hectares e uma estrutura com diversas opções de lazer e adequada à prática de esportes, como: caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.

Cruzamento entre as Avenidas Miguel Roas e Frei Serafim, Centro (Sul)
Terça a Domingo 05h00 às 22h00

 

Teatro Escola João Paulo II

 

Inaugurado no dia 13 de agosto de 2005 dentro da programação de aniversário de 153 anos de Teresina. O local é frequentado por pessoas de diversas idades, durante o ano inteiro, não havendo limitações.

Avenida Joaquim Nelson 1861 – Região do Grande Dirceu
(86) 3230-3636/ 3645

Teatro do Boi

É um Teatro Oficina desde 1987, antigo matadouro da Cidade, tendo como missão desenvolver um trabalho artístico voltado á população carente da região,chegando a atrair também pessoas de outras regiões da nossa capital, com oficinas de capoeira, artes plásticas(desenho, pintura e reciclagem), bumba-meu-boi mirim, teatro, dança e música.

Rua Rui Barbosa, 3033, Matadouro
Informações: (86) 3215-7829

 

Teatro de Arena


Créditos: Eneas Barros

Inaugurado em 5 de novembro de 1965, desde então um dos palcos da cidade com maior número de diversidades culturais. Tem uma capacidade física para 3.000 pessoas.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira), Centro.
(86) 3215-7827

 

Museu do Piauí

 

Antiga residência do Comendador Manoel Jacob Almendra, já foi também sede do Governo Estadual. Em 1980, foi restaurado para tornar-se o Museu do Piauí. São 15 salas abertas para permanente visitação e um acervo de cerca de duas mil peças que contam muito da história do Piauí. Destaque para a coleção de objetos que contam a história da imprensa no Piauí, coleção de moedas, fósseis, peças indígenas e móveis coloniais. O Museu do Piauí fica em frente à Praça da Bandeira.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca, S/N, Centro.
(86) 3221-6027

 

Central de Artesanato Mestre Dezinho

Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Policia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.

Rua Paissandu,1276, Centro.
(86) 3222-5772

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta: 8h às 18h.
Sábado e Domingo: 9h às 14h.

Theatro 4 de Setembro

 

Localizado na Praça Pedro II, o Teatro 4 de Setembro, há mais de 100 anos, recebe em seu palco atrações nacionais e internacionais, entre elas peças teatrais, espetáculos de dança e shows musicais. Sua fachada é inspirada na arquitetura portuguesa com detalhes axia-romanos. O Teatro 4 de Setembro é interligado ao Clube dos Diários, outro espaço que recebe as mais diversas manifestações culturais. Teresina possui, ainda, outras casas de espetáculos, como o Teatro Municipal João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde, e o Teatro do Boi, no bairro Matadouro e o Palácio da Música na famosa Rua da Pactuba, cantada por Torquato Neto.

Praça D. Pedro II. Rua Caxias Mendes, S/N, Centro.
(86) 3222-7100

 

Casa da Cultura

 

A edificação é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Em 1993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva.

Objetivando preservar, promover e divulgar a cultura do Estado, a Casa da Cultura abre acesso a estudantes e pesquisadores, através de visitas e consultas, ao acervo museológico, às fontes de pesquisa bibliográficas e arquivísticas, proporcionando formação cultural e lazer por meio de cursos, oficinas de arte e outras atividades culturais.

 

Parque Ambiental Lagoas do Norte

O local conta com um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, duas quadras esportivas para a prática de vôlei e futebol de areia, com área de apoio para as quadras com vestiários e banheiros, pista de caminhada e corrida, ciclovia, passarela sobre o canal, área de recreação infantil com playground, academia de ginástica para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos. O parque chama atenção pela sua grandiosidade. Com uma bela praça, denominada de Praça Monumental, o local já é o novo grande atrativo da cidade.

Bairro São Joaquim
(86) 3215-7525

 

Parque Zoobotânico

 

O Parque Zoobotânico de Teresina possui uma grande variedade e quantidade de répteis. Fivas às margens do rio Poti e possui três lagos, com fauna e flora ricas e favoráveis à criação e reprodução de animais, principalmente cobras. Apresenta condições de ser transformado em referência nacional. É um ótimo lugar para passeios ecológicos e de lazer.

Rod. PI 112 .
(86) 3216-2039/ 3235-1205

Horário de Funcionamento
Diariamente
7h às 17h.

 

Parque Floresta Fóssil

 

É um sítio paleontológico localizado às margens do Rio Poti, na área urbana de Teresina, com troncos fósseis do período Permiano (aproximadamente 280 a 270 milhões de anos). Destaca-se por possuir vários troncos petrificados em posição de vida e ser o único sítio paleontológico dentro de uma capital brasileira.

Avenida Raul Lopes (em frente ao Teresina Shopping.)

Área: 160.000 m²
(86) 3225-6555

 

COMENTÁRIOS