DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições
13/03/2018 10:25 em Concurso

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos Estados Unidos com tudo pago? A Comissão Fulbright Brasil em conjunto com as Secretarias Educação de 18 Estados vai dar bolsa para professoresde inglês para  o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers, o DAI).

Mas atenção não confunda o DAI com PDPI, o programa de bolsa para professores de inglês da Fulbright com a Capes.  O DAI é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em vários países e oferece bolsa para professores do ensino médio da rede pública para participar de m um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos com todas as despesas pagas.

  

 

>>> Bolsas de mestrado para professores de inglês na Inglaterra
>>> Bolsas para professores no Japão recebe inscrições
>>> Veja bolsas da Fulbright que não precisa ter doutorado 

Como funciona o programa de bolsa para professores de inglês

O Programa para professores de inglês nos EUA (DAI 2018-2019) terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. No programa estão aulas, treinamento em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.  O DAI ocorre entre janeiro e maio de 2019 e inclui estágio em uma escola de ensino médio

Para o edital de 2018-2019, podem se inscrever para o programa de aperfeiçoamento de professores inglês nos EUA professores do AC, AL, AP, AM, BA CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP e SE. A  explicação sobre por que só esses Estados podem enviar candidatos está no site da Fulbright.

 

Requisitos para a candidatura na bolsa para professores  de inglês

  • Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública do Brasil de estado participante do programa;
  • Ter 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio;
  • Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
  • Ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula;
  • Ter, no mínimo, mais dois anos de trabalho como professor de inglês, para poder compartilhar o aprendizado adquirido durante o intercâmbio nos Estados Unidos;
  • Demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI;
  • Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
  • Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa; e
  • Ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana.

 

A candidatura para a bolsa para professores de inglês deve ser feita via da Secretaria Estadual de Educação dos Estados participantes. Cada secretaria vai indicar até quatro professores de seu Estado para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil.

A documentação deve ser submetida em inglês. O prazo sugerido para o fim das inscrições estaduais é 2 de março de 2018. Porém, algumas secretarias têm prazos mais curtos para a submissão da documentação. Então, antes de mais nada, entre em contato com a sua secretaria por e-mail (lista abaixo) para se informar sobre o prazo.

Todas as candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright, Embaixada dos EUA e CONSED. Deste grupo de candidatos, serão selecionados até 30 professores que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL iBT gratuitamente. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 61 pontos no teste serão entrevistados. Os aprovados na etapa nacional terão suas candidaturas encaminhadas para os EUA, para a etapa final de seleção internacional.

Fonte:Bruna Passos Amaral

COMENTÁRIOS