Programação para o Mês das Mulheres em Teresina
08/03/2018 09:01 em Novidades

Nesta quinta-feira, 08 de Março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, diversos órgãos e entidades vão desenvolver ações e atividades voltadas para o público feminino que deverão se estender ao longo do mês. Uma manifestação em defesa dos direitos das mulheres também está prevista para acontecer hoje. 

Em âmbito municipal, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) deve lançar a agenda que promoverá mais de cem atividades por meio da campanha: "Eu posso sim, sou mulher”, durante este mês. A programação será anunciada ao meio dia desta quinta-feira, no Shopping da Cidade, com participação da Orquestra Sanfônica.

Antes disso, às 10h, no Palácio da Cidade, haverá a assinatura do decreto de nomeação dos membros da Câmara Técnica dos Direitos da Mulher de Teresina que envolve os representantes de todas as secretarias que executarão e supervisionarão o Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

Festival de música e caminhada 

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI) já iniciou as ações em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. No dia 02 de março, o órgão promoveu uma oficina na Plan Internacional. E, nesta quinta-feira, acontecerá o lançamento do II Festival de Música, em Campo Maior, e também da Campanha Quem Ama Abraça.

Além disso, haverá a Caminhada das Mulheres pela avenida Frei Serafim, às 8h.

Confira a programação completa: 

Programação para o mês de março da Cepm (foto: Divulgação)
Programação para o mês de março da Cepm (foto: Divulgação)

Arte e Cultura para o público feminino 

Quatro casas ligadas à cultura piauiense também realizarão programação especial. O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes vai homenageiar todas as mulheres com um recital com o pianista Luizão Paiva e abertura da Exposição da União de Artistas Plásticos do Estado do Piauí (Uappi), a partir de 11h.

Às 18h, a Galeria de Artes Nonato Oliveira, no Club dos Diários, abre as portas para receber uma exposição de Dalva Santana. Às 19h, o Teatro Torquato Neto vai receber a peça “Dinheiro na Mão é Vendaval”, dirigida por Lari Sales. Posteriormente, às 20h, no Theatro 4 de Setembro será realizado o tradicional show das mulheres. O projeto está sendo preparado por uma equipe consagrada como as melhores vozes de Teresina. Cláudia Simone, Bebel Martins, Gabi Carvalho e o Grupo "Eu e Elas" do Música Para Todos, se uniram para comemorar o 8 de março e homenagear as mais belas vozes femininas do Brasil.

Após o show musical, às 21h, haverá ainda o lançamento do novo álbum da Banda Os Caipora, no Café Literário Genu Moraes. A entrada válida para toda a programação no Complexo Cultural é um quilo de ração para cão ou gato, que serão doados para Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa).

Para encerrar a programação de homenagens, na sexta-feira (9), será a vez do Palácio da Cultura e do Memorial Esperança Garcia festejarem a data. Na casa que abriga a sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o teatro Sulica receberá a peça “A Rainha do Rádio”, que conta a história de Adelaide Fontana, apresentadora de um programa de poesias de uma rádio no interior que, após 25 anos trabalhando, é demitida. O enredo se passa na década de 60, mostrando fatos que marcaram a época, nas questões políticas e sociais.

Já, no Memorial Esperança Garcia o quarteto feminino Sambatom se apresenta na casa a partir das 19h, com entrada franca.

Sambatom se apresenta no Memorial Esperança Garcia (Foto: Divulgação)
Sambatom se apresenta no Memorial Esperança Garcia (Foto: Divulgação)

A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é uma realização e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Mulheres realizam ato em Teresina contra machismo e retirada de direitos

O movimento em defesa dos direitos das mulheres de Teresina se mobiliza para promover um grande ato público hoje, às 16h, que terá concentração em frente ao Supermercado Hiper Bom Preço, na Avenida Frei Serafim. 

Com cartazes e palavras de reflexão sobre a importância de garantia dos direitos das mulheres, as manifestantes devem seguir fazendo uma caminhada pela avenida. 

Foto: Reprodução/ Facebook Patrícia Andrade
Foto: Reprodução/ Facebook Patrícia Andrade

 

 

COMENTÁRIOS