Justiça anula mais de 250 mil multas de trânsito aplicadas a partir de câmeras em Teresina
27/02/2019 20:26 em Notícias

 

Justiça da Fazenda Pública anunciou a anulação de mais de 250 mil multas aplicadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) , em Teresina. As infrações foram registradas através das imagens captadas pelo sistema de vídeo monitoramento eletrônico da capital entre janeiro de 2012 a junho de 2015. O pedido de anulação foi feito pelo Ministério Público do Piauí.

De acordo com o MP, as multas foram aplicadas de forma irregular, pois contrariavam as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que não permitia que multas fossem aplicadas com base em registros de vídeo dentro do perímetro urbano, mas apenas para infrações flagradas nas estradas.

Em Teresina existem cerca de 150 câmeras que fazem vídeo monitoramento do trânsito. Através das imagens captadas por elas, são aplicadas cerca de 50 mil multas por ano. O Ministério Público do Piauí defende que os motoristas que foram penalizados sejam ressarcidos.

 
Multas aplicadas por video-monitoramento em Teresina podem ser anuladas — Foto: Reprodução/ TV ClubeMultas aplicadas por video-monitoramento em Teresina podem ser anuladas — Foto: Reprodução/ TV Clube

Multas aplicadas por video-monitoramento em Teresina podem ser anuladas — Foto: Reprodução/ TV Clube

A Prefeitura de Teresina recorreu e aguarda a decisão do Tribunal de Justiça, que irá confirmar a anulação das multas. “Confirmada a decisão da ilegalidade dessas multas, haverá todo o ressarcimento, como se não houvesse essas multas, inclusive a pontuação que foi aplicada na época”, disse o promotor Fernando Santos.

A Strans informou que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial e assim que tiverem acesso ao documento, tomará as medidas cabíveis conforme a decisão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!