Amostra Intitulada de “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo” estreia em Teresina
14/05/2018 08:58 em Novidades

Quem visitar o Club dos Diários, em Teresina, entre os dias 15 e 21 de maio, poderá conferir uma exposição sensorial. Reunindo obras dos artistas Fátima Campos; Rogério Albino; Jucelino Nunes; Eulália Pessoa; Manoel Soares; Valdeci Ribeiro; Stênio Ferreira e Reisinha Barbosa e Rafael Albuquerque (Jabuh), a mostra tem a curadoria de Elsa Elvas, direção artística de Kalina Rameiro e projeto arquitetônico criado por Ronaldo Veras. A atração tem entrada gratuita, com visitação de 8h às 18h.

Intitulada de “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo”, a mostra é um convite para que os visitantes explorem seus sentidos e um espaço para reflexão sobre as formas de estabelecer ações e experiências diante da arte. Para isso, as obras estarão receptivas não apenas aos olhos, mas também ao toque e à audição do público.

A vivência apresentará, através de multimeios, uma experiência artística sensorial inspirada no exemplo de vida, na trajetória de superação, e nas crônicas escritas pelo médico neurocirurgião, reconhecido mundialmente, Dr. Benjamim Pessoa Vale.

As salas da exposição serão divididas em origem, resultado e processo, etapas inspiradas na vida de Benjamim Pessoa. Entre as obras expostas, estará a instalação o Grande Menino de Pés no Chão, uma representação de crianças, através das mãos, com brinquedos que remetem às brincadeiras das crianças do sertão, confeccionadas em cerâmica. As esculturas serão apresentadas em forma de instalação, criando um cenário que vai levar o expectador a uma viagem no tempo.

Adriana Araújo, idealizadora do projeto, explica que as obras serão facilitadoras no processo de despertar dos sentidos. “Uma de nossas propostas é realizar um conjunto de ações que levem o visitante para o despertar da leitura, do olhar, do conhecimento, e dos sentidos, através da interatividade”, conta.

“Acreditamos que a leitura não está somente do papel. Por isso, as obras de arte irão oferecer uma conexão sensorial, com as crônicas que revelam a história de um sertanejo que, por meio da educação, venceu na vida”, acrescenta Adriana.

O Club dos Diários fica na rua Álvaro Mendes - Centro (Sul), Teresina – PI.

Serviço:

15 de maio

19h30 - Cerimônia de Abertura

Entrega do Certificado de Empreendedor Social do Piauí e Troféus

Coquetel

16 de maio

Exposição aberta ao público e visita dirigida

19h30 -  Palestra com Marcelo Conti - Especialista em Leis de Incentivos e Desenvolvimento de Projetos

Local: Teatro Torquato Neto

Público Alvo: Artistas participantes do projeto e convidados

17 de maio

Exposição aberta ao público e visita dirigida

17h - Bate-papo com participação de Walcyr Carrasco, Médico Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, e representantes do Instituto Cultural Saber e Ler, Projeto Rallyteca e Fundação Educacional Mandacaru

Local: Theatro 4 de Setembro

Público-alvo: educadores

15 a 21 de maio

Espaço de Leitura Maria Branca

Dias 16, 17, 18 e 21 de maio

Oficina de fotografia com Sergio Caddah

Dias 16,17, 18 e 21 de maio

Oficina de audivisual - BMK, com o diretor de fotografia Victor Oliveira, e os jornalistas Maiko Magalhães e Karine Massacani

Dias 18, 19, 20 e 21 de maio

Exposição aberta ao público e visitas dirigidas


Fonte: Com informações da Ascom
COMENTÁRIOS