Teresina inaugurará centro para atendimento de crianças com microcefalia
27/03/2018 12:38 em Novidades

Teresina inaugurará  centro para atendimento de crianças com microcefalia

 

 

Teresina vai ganhar, a partir desta quinta-feira (29), o mais novo espaço voltado para o atendimento de crianças com microcefalia e outras deficiências associadas ao Zika Vírus no Piauí. É que será inaugurado o Centro Dia de Referência para Crianças com Microcefalia e Deficiências Associadas e Suas Famílias Saber Cuidar, instituição administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

 

A solenidade de inauguração acontece às 10h e vai contar com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, além do prefeito da capital, Firmino Filho, do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, bem como de outras autoridades e lideranças voltadas para a assistência social do município.


O Centro Dia Saber Cuidar amplia a rede de cuidados e atendimento especializado, acompanhando crianças de 0 a 6 anos de idade. O espaço terá capacidade para acolher, diariamente, 30 usuários. Na instituição, serão promovidas atividades lúdicas e cuidados para o desenvolvimento infantil, apoio aos cuidadores familiares sobre a autonomia nos cuidados diários, apoio na administração de medicamentos e a realização de ações preventivas de agravos da deficiência e/ou surgimento de doenças.

 

Segundo o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, o lançamento é um marco na causa da pessoa com deficiência em Teresina. “É o primeiro Centro Dia para crianças com microcefalia da capital. Na medida em que o lançamos, reconhecemos toda uma especialidade e um atendimento direcionado que deve haver. A Prefeitura de Teresina tem alegria em disponibilizar esse instrumento à população. A satisfação é ainda maior por ser relacionado à causa da pessoa com deficiência, algo que engrandece não apenas uma gestão, mas o ser humano que caminha com essa bandeira”, pontua.


Os encaminhamentos vão ocorrer por demanda espontânea, busca ativa e encaminhamento através da rede assistencial que existe no município. Após uma triagem, o usuário terá acesso aos serviços. O Centro Dia Saber Cuidar está localizado na Rua Jaicós, nº 1265, no bairro Ilhotas. A população pode ter mais informações sobre o espaço pelo telefone (86) 9 9939-1168.

  Fonte: Portal de Teresina

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!